19/05/2016

10 Navegadores alternativos para Ubuntu Linux

  
Enquanto o Firefox é atualmente o navegador padrão para o Ubuntu 16.04, há muitas alternativas de browsers para fins especiais disponíveis para instalação no Linux. Se você está procurando dar um tempo no Firefox ou precisa de um navegador para realizar uma tarefa específica, há provavelmente um navegador alternativo aguardando por você.
Aqui estão 10 navegadores alternativos que você pode achar útil ou interessante. Esta não é uma lista abrangente de todos os navegadores disponíveis para Linux, mas apenas algumas consideradas interessantes.  


Chromium ou o Google Chrome
Desde o seu lançamento no final de 2008, o navegador Chrome do Google e seu irmão de código aberto Chromium tornaram-se rapidamente o substituto mais popular para o Firefox em sistemas Ubuntu. Chromium está incluído nos repositórios do Ubuntu ou você pode baixar o Chrome diretamente do Google. O Chromium tem sido considerado pela Canonical como o navegador padrão no Ubuntu, mas até agora, o Firefox está mantendo seu terreno.


Website: Chromium.org and google.com/chrome

Vivaldi
O navegador Vivaldi é um dos mais falados novos browsers disponíveis para Linux. Iniciado por ex-desenvolvedores Opera frustrados, o Vivaldi visa criar um navegador web rápido e flexível. Como tantos outros navegadores modernos, ele usa o mecanismo de layout Blink e o motor V8 JavaScript do projeto Chromium. Ao contrário de outros navegadores, os desenvolvedores do Vivaldi estão usando tecnologias web como HTML5 e node.js para construir um navegador top de linha.

Algumas características únicas do Vivaldi incluem comandos rápidos que permitem controlar o navegador com comandos de texto, recurso de sincronização, gerenciamento avançado de guias e gestos do mouse.
O Vivaldi não está disponível nos repositórios do Ubuntu padrão, mas você pode baixar um pacote DEB compatível com Ubuntu.

Website: vivaldi.com

Opera
Este popular navegador de código fechado estreou em 1995.  Desde 2013, o Opera tem usado o mecanismo de layout Blink e o motor V8 JavaScript do navegador Chromium. Muitas pessoas consideram o Opera o melhor navegador em qualquer plataforma, enquanto outros nunca iriam instalar um navegador que não fosse open source. O Opera é um navegador maduro e completo que funciona muito bem no Ubuntu.
Ele tem várias características únicas, como um serviço integrado VPN, bloqueio de anúncios, gerenciamento de guias inovador, e Opera Turbo para a página de carregamento mais rápido. Você pode baixar uma versão compatível com o Ubuntu diretamente do site do projeto.

Website: opera.com

Web (Epiphany)
O Epiphany é o navegador web oficial do GNOME desktop. É um navegador fácil de usar baseado em Webkit com uma interface de usuário simples e rápida. Na verdade, Web é como o avô dos navegadores, oferecendo uma simples interface ao usuário muito antes do Chrome entrar em cena. O navegador é de alto desempenho e polido, oferecendo mais recursos a cada nova versão. O Web oferece uma grande e simples alternativa para o Firefox e Chrome.

Website: wiki.gnome.org/Apps/Web


Midori
O Midori é um navegador multi-plataforma baseado em Webkit
GTK. Midori é muito leve e rápido, contando com um monte de recursos. Midori  pode ser útil para sites como o Facebook, que tendem a retardar o carregamento do Firefox. Usuários preocupados com a privacidade ficarão interessados ao saber que o Midori apresenta Duck Duck Go como o mecanismo de busca padrão, oferecendo assim um bloqueio de anúncios e bom controle de cookie. 
Website: midori-browser.org

Ubuntu Web Browser
Uma alternativa para o Firefox como navegador padrão já está instalado na maioria dos sistemas 16.04. Como parte de sua transição para mobilidade e "convergência", a Canonical tem desenvolvido o seu próprio browser que funcione em telefones, tablets e desktops. Enquanto o Ubuntu Web Browser pode não ter muitas características que os usuários de desktop estão acostumados, às vezes vem a calhar quando você precisa de uma segunda sessão do navegador e de algo que carregue as páginas rapidamente.

Website: launchpad.net/webbrowser-app

Brave
O navegador Brave entrou no mercado de navegadores pelo co-fundador da Mozilla Brendan Eich. O foco principal deste novo navegador é um sistema controverso chamado
Brave Ledger que retira anúncios e rastreadores de sites e os substitui com anúncios vendidos diretamente pelo Brave. Eventualmente, os sites devem, teoricamente, ser capazes de receber o pagamento pelos anúncios Brave mostrados em seu site. Enquanto isto parece principalmente como uma tentativa para inserir-se no espaço de publicidade on-line, algumas das tecnologias sendo usadas pelo Brave é bem interessante. Ele usa Electron, Node.js e libchromeiumcontent para tirar proveito dos motores Blink e V8 do Chromium.
Embora o plano da empresa seja não interromper a publicidade online ao longo prazo, é bom poder ver mais inovação no mercado de código aberto e mais navegadores suportando Linux. As instruções de instalação estão disponíveis no site.

Website: brave.com


QupZilla
O QupZilla é um rápido navegador baseado em Qt que está disponível para praticamente todos os sistemas operacionais. QupZilla usa QtWebEngine, um novo motor web baseado no Chromium. Ele apresenta uma interface razoavelmente simples que vai parecer familiar para novos usuários. O navegador está repleto de opções, mas realmente não oferece nada de novo ou original quando comparado com o Firefox ou o Chromium.

Website: qupzilla.com

Links 2
O Links 2 é um navegador baseado em texto com suporte básico de imagem e apoio ao javascript. É como voltar na época do navegador Mosaic. Eu não estou muito certo quanto o Links seria útil, mas se você está procurando um navegador baseado em texto que suporte imagens, Links é para você.

Website: links.twibright.com

Yandex Browser
O gigante russo de pesquisas e serviços on-line Yandex lançou o seu navegador Yandex para Linux e funciona muito bem em sistemas Ubuntu. O navegador Yandex é baseado no Chromium, mas substitui os serviços do Google, como busca, sincronização e verificações de segurança com os serviços de Yandex e varredura de vírus com o Kaspersky antivírus. O navegador também tem recursos de tradução bem integradas, usando o
mecanismo de tradução Lingvo . Recentemente, o navegador Yandex começou a oferecer o Opera Turbo para acelerar sites em conexões lentas.
Enquanto Yandex Browser oferece algumas vantagens para aqueles que vivem na Rússia, é bom ver que muitos que estão baseando seus navegadores fora do Chromium, estão suportando Linux.

Website: browser.yandex.com

🎓 Você gostaria de aprender mais e se tornar um profissional qualificado?
👉 Conheça o treinamento PHP Developer


Share:

Um comentário:

  1. Legal, vou testar nos meus sites a reponsividade em mais navegadores =)

    ResponderExcluir

Ebook Grátis

Tecnologia do Blogger.